Chegados os 48.000 kms, é altura de mais uma revisão. A primeira tarefa é verificar o estado das pastilhas de travão, e a segunda tarefa é substituir as mesmas, caso estas revelem já bastante desgaste. As pastilhas de substituição são umas EBC, marca que tenho usado anteriormente tanto nesta mota, como na ER-6F, sem qualquer tipo de problema. Para os discos da frente, são necessários dois conjuntos de pastilhas, cada um contendo 2 pastilhas para cada disco.
Material necessário:
- 2x EBC FA347HH (pastilhas para a Z900)
- Chave dinamométrica (para apertos de acordo com o manual técnico)
- Paquímetro (para aferir o estado das pastilhas correntemente instaladas na mota)
- Chave sextavada de roquete (para facilitar os (des)apertos)
O primeiro passo é desapertar o parafuso fixador das pastilhas, e retirar a mola de retenção. Como o parafuso pode estar algo preso, é aconselhado a utilização de uma chave com um cabo mais extenso. A partir do momento em que o parafuso se solta, uma chave menor e mais cómoda pode ser utilizada.
Desaperto do parafuso fixador das pastilhas de travão.
O parafuso e a mola após serem retirados.
Depois de retirados o parafuso e a mola, é muito fácil retirar as pastilhas, sendo apenas necessário puxá-las para fora. Depois, com um paquímetro, pode-se verificar o estado das mesmas. De acordo com as instruções da EBC, as pastilhas deverão ser substituídas quando os calços apresentem uma altura de 2.0mm.
A altura na base do calço.
A altura do calço.
Das 4 pastilhas de travão, apenas uma revelou ter os calços muito perto da altura mínima, com 2.1mm. As restantes apresentaram uma altura de 2.6mm. Uma vez que a próxima revisão decorrerá daqui a 6.000kms, optei por substituir todas as pastilhas. Ao substituir as pastilhas antigas por novas, é necessário empurrar os cilindros de travagem, fazendo-os recuar, para que seja possível introduzir as pastilhas novas, caso contrário, não caberão no espaço existente. Para tal, uma pequena chave poderá ser utilizada, como exemplificado na imagem abaixo.
Recuando os cilindros de travagem para criar espaço para as pastilhas novas.
Chave dinamométrica regulada para 17 N.m.
O aperto final.
Et voilá: pastilhas mudadas! O resultado final:
Pastilhas novas instaladas.
Falta apenas deixar uma nota que acaba por ser bastante relevante: com o recuar dos cilindros e após a instalação das pastilhas novas, é deveras importante acionar a manete de travagem várias vezes, até que o sistema ganhe pressão novamente.
O próximo post relativo a manutenção irá ser focado na mudança de óleo e filtro.









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